quinta-feira, setembro 10, 2009

Um mal desnecessário

Mal desnecessário
Mal desnecessário
Microblogues … já tentei, por várias vezes, entender a graça ou mesmo a utilidade desses 140 caracteres. Mas, é complicado compreender o que mensagens tão curtas têm de tão interessante.
A diferença perceptível entre um blogue e um micro está, talvez, no tempo que o autor pretende dedicar à produção de conteúdo. Não que seja obrigatório – os blogues também podem ter só 140 caracteres, mas quem percorre a internet atrás de informações em blogues, percebe os textos são, geralmente, mais longos e recheados.
Talvez uma explicação esteja na relação tempo|necessidade. Tempo do autor para preparar algo mais elaborado, necessidade do mesmo em postar informações no mais curto espaço de tempo – olha ele aí novamente. O leitor também pode dispor de pouco tempo para leitura, além da necessidade de a todo tempo receber novos conteúdos.
Mesmo assim isso é controverso. Tem gente que passa o dia inteiro postando e outros, lendo o conteúdo postado. Isso leva a outro detalhe dos microblogues. Eles formam redes sociais nas quais a passividade toma conta. O conteúdo que você publica chega automaticamente a todos os seus seguidores e chega para você todo o conteúdo de quem você segue, sem a necessidade de uma ferramenta externa para tal (rss).
Se quem comunica consegue passar a mensagem aos receptores com eficiência, então o meio é funcional. Mas só 140 caracteres? Voltamos à questão do tempo e necessidade. É por isso que os microblogues de ‘famosos’ têm mais seguidores. O público não quer esperar até o final do dia para saber o que determinada ‘celebridade’ fez, eles precisam da informação o tempo todo. Cada novidade, por mais idiota que seja, é aguardada com a ânsia de quem não come há dias e sente o cheiro de churrasco.
Eu tentei escrever conteúdos com (até) 140 caracteres para ver o que surgiria…
Plantei cactos no canteiro defronte minha casa. Crianças não vão mais roubar minha terra e sujar a calçada. Da próxima vez, polícia.
Acordei tarde. Meu Fiorino 1997 passado à Álcool demorou a pegar. Bronca do chefe. Hoje o possante dorme com cobertor para evitar problemas.
Chegou minha edição da Cosmopolitan. Espero que contenha dicas interessantes para o final de semana em Búzios com a família. Embalagem nova.
É uma experiência interessante mas, várias vezes, tive que apagar palavras e reformular o texto para não ultrapassar os 140 caracteres. No máximo, colabora para aprimorar o poder de síntese.
Fico pensando como ficaria um post destes em formato microblogue. Continuo não gostando de limitar tanto as possibilidades de expressão, nem me interessa divulgar fragmentos dos eus pensamentos e ideias.
Microblogues são estúpidos. Só 140 caracteres? Só para quem não tem tempo e sobra necessidade de postar ou ler os conteúdos publicados. (135 caracteres)
http://img200.imageshack.us/img200/386/logo220copy.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário